Quanto rende o beef entre a TRX e a Young Family na SOBA e-Music?


Quanto é que cada um destes rappers ou grupos poderia render com as suas faixas se chegassem de forma organizada na principal plataforma de venda de música de Angola?












O tema principal deste artigo poderia estar em torno do que motivou o beef entre a TRX Music e a Young Family – que começou no dia 28 de junho quando os membro da TRX lançaram a faixa “Tarde Demais” que, até ao momento em que escrevemos este artigo, tinha mais de 70 mil reproduções no Soundcloud -, mas não é.



Na sequência da faixa da TRX, a Young Family lançou no dia seguinte a suposta resposta com a titulo “Cagamos”, que apesar de não estar de forma oficial no SoundCloud, podemos encontrar-la na plataforma de streaming com mais de 20 mil reproduções.



Na tarde do último dia do mês de junho, Kelson liberou a faixa “Superpotência 2”, que já soma mais de 55 mil reproduções no canal oficial do rapper no SoundCloud. No YouTube, disponibilizada de forma não oficial, o contador de views não para de girar.



O dia terminou com a faixa de Lil Mac, “Cagamos 2”, que já tem mais de 20 mil reproduções no canal oficial de YouTube da Young Family.



Entrando no tema principal deste artigo, fizemos a pergunta que no final do dia realmente importa que é: quanto estes rappers estão a faturar com este vai-e-vem à lavandaria para tratar da roupa suja?


Quanto é que cada um destes rappers ou grupos poderia render com as suas faixas se chegassem de forma organizada na principal plataforma de venda de música de Angola, a SOBA e-Music, ou nos principais serviços de música do mundo como a Apple Music, Spotify, Tidal ou mesmo Google Play Musica e no YouTube Music?


Por serem artistas angolanos, vamos começar pela SOBA e-Music. Quanto valem os mais de 180 mil downloads no total das quatro músicas lançadas nas últimas 48 horas pelos dois grupos?


A SOBA e-Music vende cada faixa a 70 Kz. Deste valor, 70% pertence ao artista, o que equivale a 49 Kz .


Se em vez de apenas exporem as suas vidas os artistas colocassem as quatro faixas lançadas a render na SOBA e-Music, nas últimas 48 horas estas ter-lhes-iam rendido 8.820.000 Kwanzas, cerca de 25 mil dólares, ao câmbio do Banco Nacional de Angola.


No cenário das vendas no iTunes, nestas dividem-se, em regra, assim: 30 por cento é a percentagem que cabe ao iTunes; os restantes 70 são divididos entre artistas, editoras, publishing e distribuição digital. Num cenário muito otimista, o artista recebe cerca de 20 porcento. No iTunes, esta percentagem significa 0.19 dólares por cada música vendida.
















Related Posts

There is no other posts in this category.

Enviar um comentário

Subscribe Our Newsletter